Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Pequenos negócios: 67% seguem com o faturamento reduzido em comparação com período anterior à pandemia

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A maioria dos pequenos negócios ainda sentem os reflexos do desequilíbrio financeiro dois anos após o início da pandemia da Covid-19. Em pesquisa realizada pelo Sebrae, entre os dias 25 de abril e 2 de maio, 67% dos entrevistados contaram que o faturamento mensal do seu negócio está menor comparado às marcas anteriores à pandemia. O rendimento foi mantigo em 15% dos negócios e 12% conseguiram aumentá-lo.

Entre abril de 2021 e abril de 2022, no entanto, o faturamento ainda diminuiu para 42% dos pequenos negócios. Permaneceu igual para 27% e aumentou para 26%.
O estudo aponta ainda, quais as principais dificuldades para o negócio no momento atual.

O aumento dos custos (insumos, mercadorias, combustíveis, aluguel e energia) é citado por 43% dos empreendedores. A segunda maior dificuldade enfrentada tem sido a falta de clientes, para 28% dos pequenos negócios. Outro obstáculo para a manutenção da empresa são as dívidas com empréstimos, uma realidade vivida por 11% dos donos de negócios. Dívidas com impostos e fornecedores também aparecem como impedimento para 4% dos empresários. Já a pandemia ainda é um contratempo para 2% dos pequenos negócios.
Jornal Extra