Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Diesel já custa mais que gasolina em postos de combustível

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O litro do óleo diesel já custa mais do que o da gasolina e do etanol em postos de combustíveis e supera até mesmo o valor cobrado na gasolina aditivada em alguns locais, algo inédito segundo o Sincopetro (sindicato representante dos postos de São Paulo). A reportagem encontrou exemplos na cidade de São Paulo e na internet também há relatos de outros estados.

A situação é um reflexo direto do último aumento anunciado pela Petrobras, no dia 17, que reajustou em 5,2% o preço da gasolina nas refinarias e em 14,2% o valor do diesel. Na ocasião, a estatal alegou que o mercado de petróleo passa por uma mudança estrutural e que é necessário buscar convergência com os preços internacionais.

A disparada do preço do diesel reflete aperto no mercado internacional do combustível, diante da redução da oferta russa e do aumento do consumo para geração de energia em países afetados por cortes no fornecimento de gás da Rússia.

O preço do diesel nas refinarias é historicamente mais alto do que o da gasolina, mas a diferença na carga tributária fazia com que o consumidor brasileiro pagasse menos por este último.

ICMS
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta quinta-feira (23) a lei que fixa um teto para as alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia, transporte e telecomunicações, mas vetou um dispositivo que buscava garantir a recomposição de verbas para saúde e educação em caso de prejuízo a essas áreas devido à perda de arrecadação.
Matheus Teixeira Idiana Tomazelli
Felipe NunesNicola Pamplona, Folha de São Paulo
Foto Fernando Cavalcanti / Divulgação