Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Pesquisa mostra que 2,8 milhões de pessoas passam fome no estado do Rio

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Cerca de 2,8 milhões de pessoas passam fome hoje no estado do Rio de Janeiro. Isso representa 15,9% da população fluminense. Os dados foram divulgados hoje no Encontro Nacional Contra a Fome, organizado pela Ação da Cidadania, e fazem parte do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, da Rede PENSSAN.

De acordo com a pesquisa, que depois de fazer um levantamento nacional se debruçou sobre a situação da fome nos estados, de 2018 para 2022, houve um aumento de 400% no número de pessoas sem ter o que comer no estado do Rio. Quando ampliamos o olhar para as pessoas em situação de insegurança alimentar nos três níveis (leve, moderado e grave), ou seja, pessoas que estão vivendo com algum tipo de restrição no acesso à alimentação, o percentual da população do Rio enquadrada nesse grupo atualmente chega a 60%, contra 32,2% de quatro anos atrás.

O diretor executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso, afirmou que os números do estado são assustadores, mas importantes para o governo e a sociedade pensarem em dar solução ao problema.

Enquanto 50% dos homens responsáveis por “colocar comida na mesa” estão em situação de segurança alimentar, apenas 36,33% das mulheres que lutam pelo sustento de suas famílias conseguem viver sem restrições alimentares. Essa diferença também é percebida quando é feito um recorte por cor: 37,61% dos chefes de família pretos e pardos vivem em situação de insegurança alimentar grave no Rio de Janeiro. Por outro lado, 55,63% dos chefes de família que se identificaram como brancos não sofrem com nenhum tipo de restrição.
Natália Oliveira, O Globo