Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Começa o Censo Demográfico 2022, que vai fazer um novo retrato do Brasil

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, começa a coleta domiciliar de dados do Censo Demográfico 2022, que pretende fazer um novo retrato do país, permitindo conhecer melhor a realidade da população estimada em 215 milhões de habitantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), milhares de recenseadores dos quatro cantos do Brasil vão visitar casas em 5.570 municípios, cruzando rios e estradas de barcos, voadeiras, carros, carroças, motocicletas, bicicletas, aviões e até em lombos de animais, para registrar dados que permitam compreender a diversidade nacional.

Com dois anos de atraso — já que deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia —, o 13º Censo Demográfico do Brasil será realizado durante dois meses e meio. A expectativa do IBGE é atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O levantamento deverá ser encerrado em outubro.
Os primeiros resultados relacionados ao tamanho da população por município deverão ser publicados em dezembro deste ano. Os dados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão liberados ao longo de 2023.

A expectativa do IBGE é identificar 76 milhões de domicílios. Todas as casas serão geolocalizadas. Com isso, será possível saber com exatidão a quantidade de moradias em determinado local.
Extra