Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Projeto Live na Pista vai debater os riscos para os frentistas no abastecimento com GNV

Em mais uma edição do projeto LIVE NA PISTA, o SINPOSPETRO-RJ vai debater no próximo dia 23, às 13h, “A segurança dos cilindros de Gás Natural Veicular(GNV), a fiscalização e os riscos para os trabalhadores de postos de combustíveis”. A live será transmitida pelo Instagram da entidade @sinpospetrorj. O nosso encontro terá como convidado especial o presidente da Associação dos Organismos de Inspeção do Estado do RJ(Assinsp), Raphael Chede.

A ideia é orientar os trabalhadores, mas também cobrar das autoridades medidas de fiscalização para reduzir os riscos de acidentes nos postos de combustíveis. O bate-papo será mediado pelo presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto.

Na live, a entidade vai buscar esclarecimentos sobre como o trabalhador pode identificar o risco de explosão do cilindro e quais medidas devem ser tomadas para evitar o abastecimento de carros com equipamentos irregulares.

Na live também serão abordadas as leis municipal (7024/2021) e estadual (7949/2018) que visam aumentar a segurança na hora do abastecimento com GNV. A entidade também quer saber se existe uma projeção de quantos carros circulam com cilindros de GNV irregulares, no estado do Rio de Janeiro.

O sindicato vai aproveitar e estender o debate para o Projeto de Lei 5.645/22, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), que pode ser sancionado nesta semana pelo governador Claudio Castro. O PL estabelece exceções para dispensa da inspeção veicular do Detran para carros com GNV.
De acordo com o projeto, serão dispensados da vistoria os táxis, os veículos destinados a aluguel e os de uso particular, desde que movidos a GNV em casos de transferência da propriedade do veículo e de emissão de segunda via de Certificado de Registro de Veículo (CRV).

ACIDENTES
Em menos de 20 dias, três acidentes, dois com vítimas fatais, foram registrados no estado. Na última quinta-feira (11), o frentista Alyf C. Santana, de 21 anos, morreu na explosão de um carro com GNV em um posto em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, no Rio de janeiro. Nos três casos os cilindros estavam enferrujados e com a validade vencida.

LIVE
Não esqueça dia 23 de agosto de 2022, às 13h, a gente tem um encontro marcado. Siga a gente no Instagram @sinpospetrorj e participe com perguntas e sugestões. Estou te esperando. Até lá!

Por Estefania de Castro
Design Mylena Campos