Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Candidatos começam campanha eleitoral nesta terça

Os pré-candidatos foram registrados, anunciados e aprovados por partidos e federações. Nesta terça-feira (16/8), os nomes se tornam rostos e números. Começa oficialmente a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

A partir de agora, as candidatas, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações podem usar, das 8h às 22h, alto-falantes ou carros de som.
Está autorizada a realização de caminhadas e carreatas. Os comícios podem ser feitos de 8h até meia-noite. Já os showmícios gratuitos são proibidos por lei.

Pedir voto
Agora está autorizado a todos os que estão registrados pedir voto. Pelas regras do TSE, os postulantes podem passar nas ruas, nos eventos, divulgando seu nome e número, usando a famosa frase “vote em mim”.

Propaganda gratuita e paga
Desta terça até 30 de setembro serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato.

De acordo com a legislação, na internet, a propaganda eleitoral pode ocorrer em sites e redes sociais. Elas devem ser identificadas como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação.

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

As eleições gerais de 2022 terá seu primeiro em 2 de outubro. Um eventual segundo turno será em 30 de outubro.
Manoela Alcântara, Metrópoles