Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Comércio tenta de todo jeito fisgar cliente sem dinheiro e antecipação do saque-aniversário do FGTS já é usada para compras no varejo

Com o crescimento da inadimplência e queda nas vendas de alguns segmentos do comércio, os lojistas estão incrementando e diversificando as formas de crédito e pagamento para garantir que o consumidor siga comprando. As lojas prometem liberação da antecipação do saque-aniversário do FGTS para pagamento de compras em lojas varejistas. Além disso, para atrair consumidores, algumas permitem até que o pagamento das parcelas das compras venha no boleto da conta de luz, como da concessionária de energia Enel, que atua na Região Metropolitana e cidades do interior do estado do Rio. Além disso, as grandes redes do varejo ainda apostam nas facilidades de aprovação de crédito através do celular, pagamento no crediário e Pix.

Nas grandes redes varejistas, como a Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, as compras a prazo no crediário podem ser realizadas diretamente na loja e também com aprovação 100% digital, através do site e aplicativo. Nesta modalidade, a rede promete taxas de juros competitivas e parcelas podem chegar a 24 vezes.

Apesar de toda facilidade, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda cautela para evitar o superendividamento.

Saldo do FGTS determina antecipação
A Caixa informou que atua na oferta da linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do FGTS diretamente aos clientes, sem a intermediação de varejistas. O saldo disponível no Fundo vai determinar o valor que poderá ser antecipado, descontado os juros da operação de crédito.
Leticia Lopes e Pollyanna Brêtas, Extra