Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Alimentos caros impedem gastos dos mais pobres com serviços e agravam inadimplência

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O corte de impostos reduziu os gastos das famílias com combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, mas o encarecimento dos alimentos segue pesando no orçamento doméstico, especialmente nos lares mais pobres.

O gasto maior com a alimentação, item de primeira necessidade, reduz o espaço das famílias brasileiras de renda mais baixa para o consumo de serviços e de bens não essenciais, além de dificultar o pagamento de dívidas e contas em atraso.

As famílias de renda mais baixa puxaram a inadimplência recorde no País em agosto: um ápice de 33,1% dos lares com renda mensal de até dez salários mínimos tinham contas ou dívidas em atraso, ante uma fatia de apenas 13,7% de famílias inadimplentes no grupo que recebia mais de 10 salários mínimos mensais.

O endividamento também foi recorde no grupo de menor renda, com 79,9% dessas famílias com contas a pagar, contra uma fatia de 75,9% de endividados na faixa de maior renda. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em janeiro de 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Daniela Amorim, O Estado de São Paulo