Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

É hora de desmontar as armadilhas para garantir a democracia

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Editorial do Presidente

A televisão é o entretenimento preferido dos brasileiros nos fins de semanas. Neste domingo, o ibope explodiu com a transmissão ao vivo, da invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) por vagabundos golpistas, que serão enquadrados na lei antiterrorista. A tentativa de golpe de Estado culminou com a prisão de mais de 1.200 pessoas, o afastamento do cargo do governador de Brasília, Ibaneis Rocha, e a destruição do patrimônio histórico.

Os atos terroristas ligaram o alerta máximo no governo. Não podemos mais passar a mão na cabeça desses vagabundos. A investida deste domingo, mostra que precisamos cortar o mal pela raiz. Eles não são pessoas idiotizadas que vagam pelas ruas enroladas em bandeiras. Esses bandidos atentaram contra a democracia e a soberania do país. A tentativa de golpe tem um mandante, o capitão fujão. Os terroristas chegaram a Brasília em ônibus fretados. Fizeram do ataque um espetáculo midiático. O objetivo era insuflar os ressentidos que assistiam a tudo pela tevê. O governo do Distrito Federal abriu a porteira para os baderneiros e terá que arcar com as consequências desses atos.

Os bandidos usaram a mesma tática da invasão do Capitólio dos Estados Unidos há dois anos. No Brasil, no entanto, o ataque foi mais amplo, atingindo os três poderes. Espero que os golpistas sejam punidos com o mesmo rigor da lei, que joga atrás das grades pessoas que subtraem alimentos para comer. As forças de segurança ficaram apáticas, demoraram a reagir, atitude inversa de quando entram nas comunidades atirando para todos os lados e alvejando trabalhadores inocentes.

A inveja é o pior dos sentimentos. Bolsonaro tentou ofuscar a primeira semana do governo Lula e rasgar a Constituição Federal. Perdeu capitão fujão! Perdeu mais do que ganhou. O ataque covarde à democracia uniu os três poderes. O tiro saiu pela culatra, o povo brasileiro e as lideranças mundiais rejeitaram a tentativa de golpe. Até mesmo apoiadores do bolsonarismo foram contra os atos extremistas.

Lula já deu o pontapé inicial para o futuro desarmando as armadilhas deixadas no caminho. São muitas, mas com sabedoria e competência Lula vai desmontar uma a uma. Lula está no início do seu terceiro mandato, mas tenho a certeza de que nada poderá ser pior que o rastro de incompetência e abandono que o governo anterior deixou. Lula deu visibilidade aos invisíveis e fez, em uma semana de governo, mais do que Bolsonaro em quatro anos. Revogar o ressentimento, a vingança contra o povo e os ataques à democracia são as medidas mais acertadas do novo presidente.

Eusébio Pinto Neto,
Presidente do SINPOSPETRO-RJ