Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Brasil, o país que insiste no retrocesso

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Editorial do Presidente

Como explicar o vaivém das políticas públicas que condenam o Brasil ao retrocesso histórico? Desde o início do ano, a grande mídia expõe a situação estarrecedora de abandono e miséria, em que o governo o Bolsonaro deixou o país. Nada de novo, pois, em sua campanha, em 2018, Bolsonaro não escondeu a sua intenção de retroceder, desorganizar e enfraquecer a República.

Essa mesma mídia, que se indigna com o genocídio dos Yanomamis, apoiou e se omitiu ao não denunciar as mazelas de Bolsonaro, quase levando-o à reeleição.

Na verdade, temos um histórico de uma elite arrogante e desonesta, que se mostra surpresa com os noticiários, da mesma mídia que funciona como seu braço avalizador. Está na hora de dar um basta na hipocrisia!

A vitória de Lula nos permite iniciar uma nova conscientização para a construção de um modelo de nação mais moderna. A crueldade praticada pelo governo Bolsonaro contra os Yanomamis, sacudiu o brasileiro psicologicamente e serviu para mostrar quem é quem nesse mundo de exploração.

O governo Bolsonaro colocou em prática seu projeto antigo de extermino dos povos originários, ao abrir a porteira das terras demarcadas para o garimpo. Expulsou da floresta os verdadeiros donos, ao condená-los ao envenenamento por mercúrio, à fome e às doenças. Nos últimos quatro anos, cerca de 570 crianças Yanomamis morreram de fome.

Nosso compromisso é com a reconstrução de um país devastado. O caminho é complexo e desafiador, mas, também, pedagógico e gratificante, pois, temos a oportunidade de transformar a nação. Neste momento, em que presenciamos esse triste capítulo da história, a luta contra a extinção das etnias, em defesa das florestas e de todo ecossistema se faz necessária. O que está em jogo, agora, é a subsistência do planeta e o futuro de todos os povos.

As imagens da devastação dos Yanomamis chocaram o mundo. Os responsáveis pelo genocídio não podem ficar impunes, assim como os terroristas que atacaram os três poderes, no dia 8 de janeiro. Esses acontecimentos, são assustadores, desnudaram mitos e revelaram a verdadeira face do fascismo. Desmascarou uma grande parcela da sociedade que insiste com métodos egoísta e desumanos. O Brasil tem potencial para virar o jogo, recuperar a economia, acabar com as desigualdades e fechar a porta do retrocesso. A riqueza natural do país leva à ganância dos especuladores. Temos que nos comprometer com o despertar de uma nação justa, democrática e soberana e, para que isso aconteça, precisamos respeitar os direitos básicos de todos os povos, o direito à vida.

Por Eusébio Pinto Neto
Presidente do SINPOSPETRO-RJ