Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Projeto Live na Pista vai debater “O impacto da tecnologia no mercado de trabalho”

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Depois de quatro meses de jejum, o projeto Live na Pista retorna com todo gás para debater as questões de interesses da categoria. O avanço da tecnologia sobre as atividades de trabalho tradicionais preocupa várias categorias, principalmente, os frentistas que sofrem ataques desde a década de 90. Para esclarecer as dúvidas e traçar estratégias de luta, o projeto LIVE NA PISTA vai debater “O impacto da tecnologia no mundo do trabalho”. A live será transmitida no próximo dia 27, às 13h, pelo Instagram da entidade @sinpospetrorj.

A tecnologia ameaça o emprego de várias categorias do setor automotivo. Para discutir o tema, o mediador do projeto, Eusébio Pinto Neto, presidente do SINPOSPETRO-RJ, convidou o companheiro de luta, Alexsandro Santos. Ele é presidente do SINPOSPETRO-NITERÓI e faz parte da comissão da Força Sindical, formada pelas Federações dos Frentistas, Químicos e Metalúrgicos, para analisar a substituição dos combustíveis fósseis por energia limpa, com a preservação dos empregos.

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 126 mil carros elétricos em circulação, isso representa um aumento de 41% em comparação com 2021.

O estado do Rio — que reúne condições de se tornar referência para o país na mobilidade urbana sustentável — é o terceiro com mais veículos eletrificados: 9.812 (dezembro de 2022), atrás de São Paulo e Minas.

Há 23 anos, os frentistas contam com a Lei 9.956/2000, que proíbe bombas de autosserviço em postos de combustíveis de todo o país. A lei protege o emprego de cerca de meio milhão de trabalhadores. Apesar disso, os sindicatos de classe lutam, diariamente, para barrar no Congresso Nacional, propostas que visam revogar a Lei 9.956.

Os frentistas matam um leão por dia para garantir o sustento de suas famílias. O trabalhador do posto de combustível está exposto a produtos tóxicos, inflamáveis, violência, sol, chuva e ainda tem que lutar para a profissão não ser extinta.

O robô frentista é a mais nova ameaça à categoria. O projeto já está em testes em postos de combustíveis na Finlândia e na China. Essa nova tecnologia abastece o carro, através de aplicativo, sem precisar de interação humana.

FIQUE LIGADO
Participe da live com perguntas e sugestões. Esse é o momento de debater as questões que ameaçam o emprego da categoria. Então não esqueça! Dia 27, segunda-feira, tem live às 13h no Instagram do sindicato @sinpospetrorj. Te espero nas redes!

Por Estefania de Castro
Arte Victoria Filgueiras