Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Presidente da Anfavea diz que juros altos estão impactando as vendas de carros

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A elevação do custo de crédito para os consumidores reduziu as compras parceladas de automóveis para o patamar de apenas 30% do total de vendas, segundo Márcio Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Leite esteve reunido nesta quarta-feira com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar um “diagnóstico” do setor. Segundo ele, o governo Lula “está atento” à realidade das empresas de automotores, após sinais “não tão positivos” para o setor:
— Há dois anos e meio, 70% das vendas do mercado eram a prazo. E 30% de suas vendas à vista. Agora, este mês, nós estamos vendendo 70% à vista e 30% a prazo. Isso significa que esse consumidor desapareceu e está indo para o mercado de [veículos] usados, e aqueles com mais de 10 anos de uso — cita Leite.

O mês de fevereiro terminou com 129,9 mil veículos vendidos, entre utilitários leves, carros de passeio, ônibus e caminhões, segundo relatório mais recente da Anfavea. O número representa uma queda de 1,9% frente a fevereiro do ano passado. Na comparação com janeiro deste ano a queda foi de 9,1%.
Renan Monteiro, O Globo