Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

ONS pede medidas para garantir energia no horário de pico

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

As chuvas abaixo da média, especialmente na Região Norte, já acenderam o sinal de alerta entre autoridades do setor elétrico. No início do mês, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) a recomendação para uma série de medidas preventivas, incluindo o acionamento de usinas térmicas, cujo custo de geração é maior.

Uma menor quantidade de chuvas aponta para níveis dos reservatórios das hidrelétricas abaixo do normal nos próximos meses. E as medidas preventivas para preservar os reservatórios se tornam mais importantes num quadro em que a geração de eletricidade por usinas eólicas e por placas solares — tanto em usinas quanto nos telhados dos consumidores — mudou a cara do sistema elétrico.

Especialistas no setor elétrico vêm ressaltando que o sistema nacional precisa se adaptar a isso, com investimentos em linhas de transmissão e na governança, para que fontes permanentes entrem em ação quando as intermitentes não gerarem a energia prevista.
Vinicius Neder, O Globo