Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Pedidos de seguro-desemprego disparam, apesar de atividade econômica em alta

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O número de pedidos de seguro-desemprego vem crescendo nos últimos meses, apesar do vigor do mercado de trabalho brasileiro. Com a alta das requisições do benefício, elegível para trabalhadores demitidos sem justa causa, o total pago pelo governo também tem escalado com força, cenário que não deve arrefecer no médio prazo, segundo economistas.

As solicitações de seguro-desemprego passaram, no acumulado em 12 meses, de 6,98 milhões em julho de 2023 para 7,35 milhões em julho deste ano. Há dois anos, havia sido 6,46 milhões de solicitações, mostra levantamento feito pela LCA Consultores e disponibilizado ao Valor.

O total de segurados também cresceu nos últimos dois anos, passando de 5,76 milhões em julho de 2022 para 6,15 milhões um ano depois e 6,32 milhões em julho deste ano – dado mais recente.

A principal explicação por trás dessa alta é o bom momento do mercado de trabalho, com mais admissões e demissões sem justa causa, que dão direito à solicitação do benefício por parte do funcionário demitido, afirmam economistas.
Marsílea Gombata, Valor Econômico