Com a chegada das festas de fim de ano e o aumento da demanda por produtos e serviços, é normal que as empresas procurem trabalhadores para atender esse crescimento. É aí que surgem as famosas oportunidades de emprego temporário.
A boa notícia para quem está sonhando com uma vaga no mercado de trabalho é que 30% dos empresários do setor de comércio e serviços devem abrir vagas nos próximos meses, sendo aproximadamente 110 mil postos — entre temporários, informais, efetivos ou terceirizados. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
De acordo com o levantamento, serão contratados, em média, dois profissionais por empresa. Do total de contratados, 54% são para o regime temporário.
Entre os empresários que farão contratações para o fim de ano, as principais razões para a abertura de vagas são: suprir a demanda que aumenta nesse período (55%); confiança devido às boas vendas deste ano (28%); expansão da empresa (22%) e investimento na qualidade dos seus serviços (22%). A soma ultrapassa os 100% porque mais de uma opção pôde ser escolhida.
Mais da metade das empresas (51%) deve oferecer algum tipo de benefício ao colaborador, sendo os principais vale ou auxílio transporte (68%), vale alimentação ou refeição (57%) e participações nos lucros/comissões nas vendas (22%). A respeito do formato do trabalho, 93% das vagas em aberto são para trabalho presencial.
Saulo Junior, O Dia