Uma pesquisa recente da consultoria Gallup revela que o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países com mais profissionais tristes ou com raiva na América Latina. De acordo com o levantamento, 25% dos trabalhadores brasileiros relataram sentir tristeza diária, colocando o país atrás apenas de Bolívia (32%), El Salvador (26%) e Jamaica (26%). Além disso, 18% dos profissionais brasileiros experimentam raiva diariamente.
A pesquisa, que ouviu 128 mil pessoas em mais de 160 países, destaca ainda que o Brasil é o sétimo país mais estressado da região, e 46% dos trabalhadores relatam lidar com estresse diariamente. A Bolívia lidera com 55%, enquanto Paraguai (34%) e Jamaica (35%) são os países com menor incidência de estresse entre os trabalhadores.
Um dos fatores destacados pelo estudo é o impacto da gestão no bem-estar dos funcionários. Profissionais que trabalham sob má gestão têm 60% mais chances de enfrentar altos níveis de estresse. O relatório sugere que o ambiente de trabalho e a qualidade da liderança são decisivos para a saúde mental, mostrando que a influência dos gestores pode ser comparável à de figuras de apoio pessoal, como cônjuges.
O Globo