O presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Pinto Neto, articula no Congresso Nacional a aprovação de um Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Frentista. Segundo ele, a data comemorativa é uma forma de reconhecer os serviços prestados pelos trabalhadores de postos de combustíveis e de lojas de conveniência à sociedade brasileira.
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) apresentou requerimento à Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma audiência pública com representantes dos trabalhadores e dos empregadores do setor de revenda de combustíveis. No requerimento, o parlamentar sustenta que os frentistas são uma categoria das mais relevantes no país, exercendo uma atividade de alto risco para o profissional e para a sociedade.
A realização de uma audiência pública é o primeiro passo para a elaboração de um Projeto de Lei que tem como objetivo homenagear os mais de 500 mil frentistas de todo o país. A criação de dias comemorativos deve ser discutida publicamente, de acordo com a Lei 12.345/10. O projeto que propor a instituição da data deve demonstrar que houve consultas com diversos grupos da população.
Se o requerimento for aprovado após a audiência, o parlamentar poderá elaborar um Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Frentista.
Eusébio Neto afirmou que os frentistas são dignos de reconhecimento pelo papel relevante que desempenham na sociedade.
“ A categoria é centenária e guerreira. Vencemos diversas batalhas, inclusive contra as multinacionais, ao aprovar a Lei 9.956/2000, que proíbe a instalação de bombas de autosserviço em postos de combustíveis de todo o país. Trabalhamos expostos a produtos tóxicos e inflamáveis, sob sol, chuva e sereno, e sempre com um sorriso no rosto. Essa homenagem é mais do que justa”, disse.
O deputado Daniel Almeida argumenta que, quando o cliente entra no posto de combustível, a primeira pessoa que encontra é o frentista, cuja função vai muito além do abastecimento do veículo. O frentista é o responsável por assegurar que o serviço seja executado com a maior segurança e qualidade possível.
Por Estefania Castro