O RioCard está com os dias contados nos transportes municipais. A partir de 1º de fevereiro do ano que vem, o Jaé será o único cartão aceito nos ônibus municipais, BRTs, VLTs, vans e cabritinhos, segundo a prefeitura do Rio. Cerca de três milhões de usuários terão de adquirir o novo cartão. Embora a data já esteja definida, a mudança ainda enfrenta obstáculos.
Passageiros que utilizam meios sob concessão municipal passarão a usar somente o Jaé. Aqueles que circulam em transportes estaduais, como barcas, metrô, trem e ônibus intermunicipais — situação bastante comum no dia a dia —, continuarão utilizando o RioCard. Isso significa que muitas pessoas precisarão ter os dois cartões.
Hoje, com o mesmo cartão RioCard, o passageiro pode sair de Niterói pagando R$ 8,55 num ônibus até o Rio, onde embarca num coletivo municipal sem pagar tarifa, desde que isso seja feito em até três horas. A dúvida é sobre como proceder a partir de fevereiro, quando o passageiro tiver dois bilhetes na carteira. Questionada sobre quando essa questão será definida e qual será a solução, a Secretaria estadual de Transportes informou que não responderá no momento, uma vez que o tema não envolve somente a pasta.
João Vitor Costa, O Globo