A luta por um país mais justo, com menos desigualdades e uma vida mais digna para os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência é uma das prioridades da diretoria do SINPOSPETRO-RJ. Em visita aos postos nesta quarta-feira, 15, a diretoria do sindicato convocou os frentistas da cidade do Rio de Janeiro para uma assembleia de aprovação da pauta da Convenção Coletiva 2025/2027, que será realizada no dia 26 de janeiro.
Neste ano, todas as cláusulas da convenção coletiva de trabalho serão renovadas. A fim de reestruturar a convenção, a diretoria colocou novas cláusulas na pauta de reivindicações, incluindo a que pede o fim da escala de trabalho de 6 x 1.
O presidente da entidade, Eusébio Pinto Neto, defende duas folgas semanais para a categoria que trabalha sob o sol, a chuva e que contribui para o aumento dos lucros dos patrões. Segundo ele, a escala de trabalho, além de exaustiva, é escravagista, ao impedir que o trabalhador conviva com a família, uma vez que, com exceção de um domingo por mês, as folgas são sempre nos dias de semana.
Ele disse que os trabalhadores devem apoiar e pressionar os parlamentares para que aprovem o projeto que pede o fim da escala de 6×1 no Congresso Nacional. A jornada de trabalho perversa que leva o trabalhador à exaustão já foi extinta em diversos países do mundo. Eusébio Neto afirmou que o trabalhador deve ter um tempo maior para lazer e convívio social.
“Esse é o momento de lutar por mudança. A economia está aquecida e a cada dia surge um novo posto de combustível no país. Não são os empresários e os especuladores do mercado financeiro que vão lutar pela classe trabalhadora. Precisamos fazer uma distribuição de renda justa para o trabalhador ter acesso à educação e para o Brasil se tornar um país mais justo e evoluído”, completou.
REIVINDICAÇÕES
A diretoria reivindica um reajuste real nos salários, bem como um aumento significativo no ticket alimentação, de forma que o funcionário possa realizar, pelo menos, uma refeição por dia. Os dirigentes também pedem um aumento significativo no abono, sugerindo uma equivalência com a Participação nos Lucros e Resultados das empresas.
Eusébio Neto disse que o trabalhador deve demonstrar insatisfação com os baixos salários, uma vez que o setor de revenda de combustíveis está em franca expansão.
ASSEMBLEIA
Dia 26 de janeiro de 2025 (domingo)
Hora: 10h primeira chamada; 11h segunda e última chamada
Local: Rua Nossa senhora de Lourdes, nº 4, Grajaú – Campo do Tijolinho
Por Estefania Castro