Uma das prioridades do governo federal para 2025 é a de baratear o preço dos alimentos que chegam à mesa do trabalhador. A orientação foi passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sua equipe nesta segunda-feira (20), durante a primeira reunião do ano com seus ministros.
De acordo com o presidente, o novo ano será de colheita de muitas das políticas públicas iniciadas após o que chamou de período de reconstituição de diversas pastas, segundo ele, desmontadas durante o governo anterior. Ele cobrou de seus ministros um esforço cada vez maior para avançar nas políticas que vêm sendo implementadas.
“Temos agora um tema muito importante, que é a reconstrução, a união e comida barata na mesa do trabalhador, porque os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todos ministros sabem que o alimento está caro. É uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona da casa e do povo brasileiro em condições compatíveis com o salário que ganha”, disse o presidente durante a fala de abertura da reunião.
MERCADO DE TRABALHO
Outro ponto abordado por Lula foi a necessidade de adaptar as políticas públicas às transformações no mercado de trabalho. Segundo ele, o perfil do trabalhador brasileiro mudou ao longo das décadas, e muitos passaram a buscar formas de empreendedorismo. “Não estamos mais lidando com o povo dos anos 1980. É um povo que gosta de ser empreendedor, e precisamos aprender a trabalhar com essa característica”, destacou.
Pedro Peduzzi, Agência Brasil
Foto Ricardo Stuckert