Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn apontou que 3 em cada 5 profissionais brasileiros planejam buscar um novo emprego em 2025. Ao mesmo tempo, para 40% dos entrevistados, a busca por oportunidades ficou mais difícil no último ano. Segundo eles, os requisitos anunciados pelas empresas costumam ser irreais para as vagas oferecidas. O estudo ouviu cerca de 20 mil trabalhadores entre novembro e dezembro do ano passado.
Se os candidatos estão enfrentando dificuldades para encontrar emprego, a situação dos recrutadores não é diferente. Para 72% dos profissionais de RH, o mercado está se tornando cada vez mais desafiador, já que eles têm de lidar com um aumento de candidaturas não qualificadas.
Esse dado está relacionado à descoberta de que 62% dos trabalhadores brasileiros acreditam que os profissionais de RH, em geral, não fornecem respostas sobre o processo seletivo. Além disso, 36% relatam dificuldade na hora de avaliar se uma oportunidade é compatível com suas qualificações.
Assim, 42% dos candidatos adotam a estratégia de se inscrever em um maior número de vagas, tratando suas candidaturas como um “jogo de probabilidade”. Como consequência, esse comportamento aumenta os desafios para os contratantes: 35% dos profissionais de RH afirmam gastar entre 3 e 5 horas por dia analisando candidaturas, enquanto 81% dizem que menos da metade das aplicações recebidas atende aos critérios das vagas.
Fernanda Gonçalves, Valor Econômico