O Palácio do Planalto planeja anunciar até esta sexta-feira a regulamentação do mercado de vales refeição e alimentação. Essa é a alternativa mais bem vista pelo núcleo de governo na tentativa de conter a inflação dos alimentos, que tem afetado a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ministros vem sendo cobrados, desde a semana passada, a apresentar medidas que tenham efeito rápido no preço dos alimentos nos supermercados.
A regulamentação desse mercado já foi citada pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil) como solução para aumentar a competitividade do setor e reduzir custos de transação de pagamentos, com eventual efeito sobre os preços dos alimentos.
A ideia é aplicar mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que concede incentivos fiscais a companhias que oferecem VA e VR para os funcionários.
A regulamentação visaria implementar o chamado arranjo aberto do setor de benefícios, em que o cartão emitido por uma bandeira pode ser usado em qualquer estabelecimento comercial.
Jeniffer Gularte e Ivan Martínez-Vargas, O Globo