O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estará disponível a partir desta segunda-feira (3) para os trabalhadores nascidos em fevereiro que aderiram à modalidade. A adesão é voluntária e pode ser feita pelo aplicativo oficial do FGTS ou em agências da Caixa Econômica Federal.
A liberação anual do saque-aniversário acontece a partir do 1º dia útil do mês de nascimento do trabalhador. E a quantia fica disponível até dois meses após o mês de aniversário.
SAQUE-ANIVERSÁRIO
Em vigor desde 2020, a modalidade dá acesso a parte do saldo de contas ativas ou inativas do fundo, anualmente, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do cidadão. O valor pode ser retirado até o último dia útil do segundo mês subsequente. Depois, a quantia volta para a conta do FGTS.
Vale lembrar que nesta modalidade, caso o trabalhador seja demitido durante o período de adesão ao saque-aniversário, ele pode apenas sacar a multa rescisória de 40% paga pelo empregador, e não o saldo integral da conta do FGTS.
Extra