Depois do aumento no preço da gasolina na semana passada – decorrente de uma alta de quase 10 centavos no ICMS, tributo estadual, cobrado pelo combustível – abastecer com etanol já é mais vantajoso em 117 municípios do país. É o que mostra levantamento do GLOBO com base na pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo.
No estado do Rio de Janeiro está mais vantajoso abastecer com etanol nas seguintes cidades: Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Maricá, Nilópolis e Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Saquarema, Três Rios, Valença e Volta Redonda.
O novo ICMS sobre a gasolina, decidido em comum acordo pelos governadores, passou a vigorar em 1º de março. Com isso, na média do país, o preço da gasolina comum subiu 2,41% na semana encerrada em 8 de fevereiro, chegando a R$ 6,41. No caso do etanol, a alta na semana passada foi de 1,86%, com o preço médio no país chegando a R$ 4,37.
O Globo