Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Novo empréstimo consignado privado poderá ser oferecido em aplicativos dos bancos

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Bancos poderão usar aplicativos e outros canais de atendimento para oferecer diretamente aos correntistas a nova modalidade de empréstimo consignado privado, que deve ser lançada até março pelo governo do presidente Lula (PT).

A permissão será incluída nas regras do modelo de financiamento, de acordo com integrantes do governo que participam da elaboração da proposta. Uma medida provisória deve ser publicada para determinar as regras do serviço.

O plano do governo é começar, até 15 de março, a operação do consignado pelo eSocial. É nesse sistema que as empresas registram as informações trabalhistas e previdenciárias dos seus empregados, como as contribuições previdenciárias, folha de pagamento e informações sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A proposta inicial da equipe do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, exigia que o trabalhador fizesse a contratação somente via a plataforma do eSocial.

Os tomadores do empréstimo teriam que buscar a plataforma para escolher a instituição financeira. Nas negociações com o governo, os bancos apontaram o chamado risco de fricção caso a oferta fosse feita apenas pelo eSocial.

Cerca de 50 milhões de clientes acessam os aplicativos dos bancos por dia. Com a oferta pelos canais das instituições financeiras, a expectativa é que haja menos fricção na medida que os serviços de relacionamento dos bancos já apresentam um caminho conhecido pelos clientes.
Adriana Fernandes, Folha de São Paulo