Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Dieese: 88,2% dos reajustes salariais em janeiro tiveram ganhos acima da inflação

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A análise dos reajustes salariais de janeiro, registrados até 3 de fevereiro, revela aumento significativo no percentual de categorias com ganhos reais nos salários, acima do observado no último trimestre de 2024. Segundo o Dieese, em 88,2% dos casos, os salários foram reajustados em percentual acima da variação do INPC. Entre outubro e dezembro do ano passado, 75% das negociações tiveram ganhos reais.

O INPC, medido pelo IBGE e usado nas negociações salariais, ficou em 0,48% em janeiro.
Em relação à variação real média, janeiro também se destaca por causa dos ganhos de 1,39% superiores ao INPC, acima das médias do último trimestre de 2024. O principal fator responsável para o aumento do percentual de reajustes acima da inflação e para o incremento da variação real média em janeiro foi a valorização do salário mínimo, ocorrida no mesmo mês, que resultou em ganho de 2,61% acima da variação do INPC.

Todos os setores analisados em janeiro de 2025 registraram reajustes acima da inflação em mais de 80% dos casos. Os destaques ficam para as negociações dos serviços (ganhos reais em 91,6% dos reajustes) e do setor rural (ganhos reais em 87,5% dos resultados).
O Globo