A comissão de negociação salarial do SINPOSPETRO-RJ volta se reunir com os representantes do SINDCOMB (Sindicato Patronal) nesta terça-feira, 11. Os trabalhadores de postos de combustível e de lojas de conveniência reivindicam aumento real nos salários e reajuste significativo no valor do ticket refeição e do abono salarial.
REIVINDICAÇÕES
A diretoria luta para conquistar novos direitos para os frentistas. O sindicato reivindica a criação do Prêmio Natalidade. A cláusula garante aos empregados que se tornarem mães ou pais, durante a vigência do contrato de trabalho, o pagamento de um piso salarial da categoria. De acordo com a proposta, o pagamento será realizado em uma única parcela, no prazo de até dez dias úteis da data da apresentação de cópia da certidão de nascimento ou de adoção do filho.
Entre as reivindicações apresentadas, está o fornecimento gratuito pelas empresas do vale-transporte aos trabalhadores.
A pauta ainda prevê a criação de uma comissão para os trabalhadores por produtos comercializados no posto que não sejam combustíveis. Dessa forma, o trabalhador receberia uma comissão pela venda de lubrificantes, acessórios, alimentos, bebidas e outros produtos comercializados nas dependências do posto de combustíveis ou lojas de conveniência.
DIREITOS ASSEGURADOS
Na primeira rodada de negociação, a diretoria conseguiu assegurar a data-base da categoria. Dessa forma, tudo o que for acordado será pago retroativo a 1º de março de 2025, independentemente de quando a negociação for concluída.
Eusébio Pinto Neto, também manteve vigentes as cláusulas da Convenção Coletiva 2023/2025 até o final da negociação.
Por Estefania de Castro