A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira as regras para declaração do Imposto de Renda (IR) de 2025, ano-base 2024. A entrega da declaração do IR 2025 começa no dia 17 de março e se estende até o dia 30 de maio. Esse é o prazo-padrão da Receita para entrega das declarações e valerá também nos próximos anos.
FAIXA DE ISENÇÃO
Precisa declarar quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00, o que inclui salário, aposentadoria e pensão do INSS ou de órgãos públicos. No ano passado, era R$ 30.639,90.
A previsão do governo é receber 46,2 milhões de declarações. No ano passado, foram 43,2 milhões.
APLICATIVO
A Receita desativou o aplicativo Meu Imposto de Renda que era utilizado pelos contribuintes que faziam a declaração de ajuste anual pelo smartphone. Agora, quem quiser preencher o formulário pelo celular precisará baixar o app Receita Federal, disponível para dispositivos com sistemas Android e iOS.
Segundo o órgão, todas as funcionalidades do antigo aplicativo estarão disponíveis no novo Receita Federal, além de diversos outros serviços.
Já o tradicional programa gerador da declaração do Imposto de Renda continuará disponível. Ele deve ser liberado para download até amanhã.
Bruna Lessa, O Globo
Extra