Cerca de 4 milhões e 200 mil jovens estudantes brasileiros participam, neste domingo (11), da segunda etapa do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que garante acesso a universidades públicas de todo o país.
Desta vez, serão testados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias e em matemática e suas tecnologias. O conteúdo cobrado é equivalente a biologia, química, física e matemática.
Serão 90 perguntas e cinco horas de prova. Como o horário de verão está em vigor, a recomendação do Ministério da Educação é que os candidatos ajustem seus relógios para o horário de Brasília.
E, de acordo com o horário de Brasília, os portões abrem ao meio-dia e fecham uma da tarde. A prova começa às 13h30.
Assim, por causa do fuso e do horário de verão, em 13 cidades do Amazonas, os portões serão fechados, no horário local, às 10 horas da manhã.
As regras são as mesmas do primeiro dia de prova. Todos os alunos devem levar um documento de identificação original com foto, caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Para evitar transtornos, a dica é levar mais de uma caneta.
Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 14 de novembro, e os resultados oficiais do Enem estarão disponíveis em 17 de janeiro de 2019.
*Via Rádio Repórter Nacional / Empresa Brasil de Comunicação (EBC).