A Secretária da Mulher da Força Sindical no Rio de Janeiro e diretora do Sinpospetro-RJ, Aparecida Evaristo, representou nessa terça-feira (22/9) as frentistas fluminenses no 1º Encontro Virtual Nacional das Mulheres da Força Sindical. Dentre outros temas, o evento promoveu a discussão sobre o impacto da covid-19 em vários aspectos na vida das trabalhadoras brasileiras.
“As palestra foram muito esclarecedoras. Dentre os temas mais importantes, discutimos o aumento da violência contra as mulheres durante a pandemia. Reunimos muita informação para compartilhar com as frentistas, sobre como prevenir e enfrentar esse mal que atinge milhares de brasileiras todos os anos”, contou Cida, após o debate que reuniu cientistas sociais, advogadas trabalhistas e dirigentes sindicais de todo o país.
O Encontro também discutiu os impactos da pandemia no bolso das trabalhadoras. Quadro que a Secretária da Mulher do Maranhão, Vera Lap, classificou como um pesadelo: “O auxílio emergencial diminui enquanto os preços dos alimentos aumentam. A inflação para os pobres é muito maior. Enquanto sociedade civil, não podemos nos calar diante de tamanha injustiça”.
Campanha pelos R$ 600 – “O auxílio emergencial foi uma conquista do movimento sindical e do Congresso. Vamos reforçar a campanha nacional pelo auxílio de R$ 600 até dezembro. Nenhum centavo a menos!”, acrescentou o presidente nacional da Força Sindical, Miguel Torres, que também participou do Encontro.