Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Consignado do Auxílio Brasil terá juro de até 3,5% ao mês. Taxa é maior do que a do INSS

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O governo federal divulgou as regras do empréstimo consignado (com desconto em folha) para os beneficiários do Auxílio Brasil nesta terça-feira. O número máximo de parcelas será 24 mensais, com teto de juros de 3,5% ao mês, maior que o cobrado de aposentados do INSS e mesmo que a média do mercado cobrada de servidores e de trabalhadores da iniciativa privada.

Inicialmente, o governo não ia prever limite para a taxa, mas a má repercussão da decisão e a pressa para viabilizar o crédito antes do primeiro turno das eleições o fizeram mudar de ideia. Para especialistas, a ausência de limite para o crédito poderia levar ao superendividamento. A criação de um teto, porém, não afasta esse risco.

Simulação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) mostra que o beneficiário do auxílio pagará até R$ 528 mais que o aposentado do INSS devido à taxa de juro maior. A taxa máxima permitida para o consignado de aposentados e pensionistas, assim como de titulares de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), é de 2,14% ao mês.
O Globo