A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vai criar uma data para oferecer descontos aos consumidores, como ocorre com o varejo na Black Friday. Chamado de Dia do Supermercado , o evento ocorrerá anualmente no segundo sábado de novembro, que vai cair no próximo dia 12.
A ideia, segundo a Abras, é estimular a demanda e aquecer o consumo nos lares. Recente pesquisa da associação mostra que o consumo das famílias brasileiras teve alta de 7,23% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2021.
No acumulado dos 8 primeiros meses do ano, a alta é de 2,67% em relação ao mesmo período do ano passado. A partir dos últimos resultados, a Abras também revisou a projeção de crescimento do consumo das famílias neste ano, de 2,8% para um crescimento de 3% a 3,3%.
Inflação
A cesta com os 35 produtos mais consumidos em supermercados registrou queda de 1,71% em setembro na comparação em agosto, custando R$ 745,03. No entanto, em comparação com setembro de 2021, quando o conjunto de produtos custava R$ 675,73, a cesta teve alta de 8,76%.
Extra