A greve geral convocada por bolsonaristas golpistas para esta segunda-feira (7) fracassou. O convite para o movimento com ares de locaute (greve de empresas, hoje proibida pela legislação) passou a circular em redes sociais e nos grupos de WhatsApp e de Telegram de pessoas envolvidas com as manifestações antidemocráticas.
Nesses grupos, vem sendo amplamente divulgada a mentira de que há comprovação ou fortes indícios de que a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido obtida mediante fraude eleitoral.
Balanço da PRF (Polícia Rodoviária Federal), divulgado neste domingo(6), aponta que os atos antidemocráticos nas estradas estão chegando ao fim.
Desde o início da manifestação golpista, a PRF desfez mais de mil bloqueios. Nesta segunda foram registrados apenas dois bloqueios parciais: em Pontos e Lacerda, no Mato Grosso e Palhoça, em Santa Catariana.
REPRESENTANTES DE CAMINHONEIROS DIZEM QUE NÃO ORGANIZAM ATOS
Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), disse que vídeos antigos, sobre as manifestações de 7 de Setembro, voltaram a circular para propositalmente confundir as pessoas sobre uma nova manifestação nesta segunda (7).
Wallace Landim, o Chorão, também afirma que vídeos antigos, do 7 de setembro, estão sendo reaproveitados para inflamar manifestações que não têm qualquer organização de grupos ligados a caminhoneiros. Ele diz que o que se “vê são atos organizados junto a empresas nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso” e que “90% dos caminhões de empresas que aparecem nos vídeos são ligadas ao agro”.
A ABTTC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres) informou não ter recebido notificações sobre eventuais paralisações nesta segunda (7)
ENTIDADES EMPRESARIAIS VEEM MOVIMENTOS LOCALIZADOS
Entidades empresariais e sindicatos patronais ouvidos pela Folha disseram não ter conhecimento de adesão à convocação.
Entidades nacionais, como CNI (Confederação Nacional da Indústria) se manifestaram contrárias aos protestos.
Neste domingo, golpistas foram para frente dos quarteis no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília para pedir intervenção federal.
Fernanda Brigatti e Clayton Castelani, Folha de São Paulo e Band News