A quinta dose das vacinas de Covid-19 já está disponível em algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro. O município de Niterói começou, nesta quarta-feira (9), a imunizar os que possuem intervalo igual ou superior a 10 meses de uma aplicação a outra.
Outro município que também já iniciou a vacinação foi Magé, na Baixada Fluminense. Desde a segunda-feira passada (7), está disponível a 5ª dose para quem tem 18 anos ou mais na cidade. O reforço, diferentemente de Niterói, pode ser feito após quatro meses da última dose e se a pessoa não teve a doença nos últimos 30 dias. Para tomar a vacina, é preciso estar munido do RG, do CPF e do Cartão SUS.
A prefeitura do Rio de Janeiro vai vacinar, a partir de hoje, com a terceira dose de reforço contra covid-19 as pessoas com comorbidades ou idosas após 10 meses da aplicação da segunda dose de reforço.
A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), libera a partir desta quinta-feira (10), a quinta dose da vacina contra a Covid-19 para imunossuprimidos (com baixa imunidade) a partir de 18 anos, e idosos acima de 80 anos. O novo reforço será aplicado respeitando o intervalo de pelo menos três meses da quarta dose.
A medida tomada pelas secretarias de Saúde municipais do Rio está conectada ao fato de que cada prefeitura possui autonomia para administrar a vacinação com as doses já recebidas.
O Dia, Agência Brasil e Diário do Rio