Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

SINPOSPETRO-RJ faz 1ª reunião de equipe do ano

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Elaborar um panorama dos departamentos para otimizar os trabalhos da equipe no primeiro semestre de 2023. Esse foi objetivo da videoconferência realizada, nesta quarta-feira (11), com os funcionários do SINPOSPETRO-RJ. O presidente da entidade, Eusébio Pinto Neto, chamou a atenção para a necessidade de ampliar a comunicação com os frentistas para melhorar os serviços prestados à categoria. Ele disse que para avançar nas conquistas, o sindicato precisa ouvir o trabalhador.

Eusébio destacou que o sindicato investiu num plano arriscado de reestruturação, mas que felizmente deu certo. Ele acredita que entidade sobreviveu ao período sombrio, com poucos recursos, devido à credibilidade e o respeito conquistados junto aos trabalhadores e aos órgãos públicos. Para ele, essa credibilidade é fruto da luta travada pela diretoria do sindicato, desde a sua fundação. “Credibilidade é difícil de construir, mas fácil de perder. É esse compromisso que nos dá munição para lutar”, enfatizou.

O presidente disse que o sindicato tem uma carência no trabalho de base e que o ideal seria aumentar o número de equipes no Município do Rio de Janeiro e no interior do Estado. Segundo ele, esse projeto ainda não foi implementado por falta de verba.

O SINPOSPETRO-RJ busca parceria no setor de saúde para atender aos associados do Sul do Estado. Segundo o consultor do sindicato, Marcelo Bezerra, a ideia é firmar acordos com entidades coirmãs.

JURÍDICO
Mesmo com o recesso do Judiciário, as demandas no departamento jurídico do sindicato não param. As advogadas Thais Farah e Raquel Santos, da sede da entidade, em Vila Isabel, informaram, que só neste início do ano, já foram feitos seis pedidos de fiscalização à Superintendência Regional do Trabalho. O departamento também entrou com denúncias formais no Ministério Público do Trabalho e aguarda para ingressar na justiça com ação civil pública.

A advogada Victória Marins, da subsede de Volta Redonda, no Sul do Estado, disse que as plataformas digitais aproximaram o trabalhador do sindicato e consequentemente aumentou o número de denúncias. Na primeira semana do ano foram realizados 20 atendimentos virtuais.

CAMPANHA SALARIAL
A diretoria do sindicato pretende entregar, na próxima semana, ao SINDCOMB(Sindicato dos Postos de Combustíveis do Município do Rio de Janeiro) a pauta de reivindicação salarial dos trabalhadores. A categoria, com data-base em 1º de março, neste ano, vai negociar as cláusulas econômicas e sociais da Convenção Coletiva 2023/2025. O presidente do sindicato pretende concluir no início da próxima semana os ajustes na pauta. Eusébio Neto afirmou que vai lutar por aumento real nos salários e por mais conquistas sociais.

Ao encerrar o encontro, Eusébio Neto lembrou aos funcionários que o país atravessa um momento crítico, por isso, é importante o grupo se manter unido. “Os sindicatos sempre foram alvos porque lutam por igualdade social e melhores condições de salário e trabalho para o povo. Essas pessoas que foram às ruas querem manter os privilégios à custa da exploração da mão de obra. Nós vamos resistir e vencer as elites. O desafio é o elixir para a nossa luta”, finalizou ele.

Por Estefania de Castro