Motoboys autônomos decidiram suspender nesta terça-feira (17) uma paralisação dos serviços de entrega por aplicativos prevista para a próxima semana. A medida foi tomada após um encontro realizado entre lideranças do movimento e o secretário de Economia Solidária, Gilberto Carvalho.
Em fala feita aos entregadores, Carvalho afirmou que o atendimento às demandas da categoria, que inclui uma regulamentação do trabalho por aplicativo, é considerado prioritário pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As pautas discutidas durante o encontro serão levadas ao petista nesta quarta-feira (18).
A tratativa, realizada em São Paulo, reuniu cerca de 15 pessoas. Uma das propostas confirmadas foi a criação de um grupo de trabalho dedicado à questão da regulamentação do trabalho por aplicativo, que passou a ser cogitado após o anúncio da paralisação.
Uma nova reunião deve ser realizada com os motoboys dentro de 30 dias —e com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, de acordo com promessa feita aos presentes nesta terça-feira.
O movimento reivindica melhores condições de trabalho, reajuste da taxa de entrega, o fim de entregas duplas e triplas dentro de um mesmo trajeto e a criação de um fundo social para a proteção de trabalhadores, entre outros pontos.
Mônica Bergamo, Folha de São Paulo