O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite deste domingo em Buenos Aires, na Argentina, para dar início a sua primeira viagem internacional desde a posse. O petista fica em solo argentino até terça-feira. No dia seguinte, cumprirá agendas no Uruguai. Ao todo, ele deverá ter cinco reuniões bilaterais.
A viagem tem por objetivo repavimentar as pontes com alguns dos principais parceiros do Brasil na América Latina, parte deles abaladas durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na Casa Rosada, sede do governo argentino, Lula sera recebido pelo presidente Alberto Fernández. Eles vão tratar sobre a agenda econômica de interesses em comum dos dois países e reafirmar pontos de convergência. A relação entre as duas nações foi uma das que ficaram estremecidas durante a gestão anterior brasileira.
Nesta segunda-feira, Lula e Fernandéz vão assinar um acordo de cooperação logística e de desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnologia voltados à Antártida, onde o Brasil mantém uma base militar.
Jeniffer Gularte, O Globo
Foto Ricardo Stuckert/Divulgação