Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Desemprego empurra um terço dos brasileiros para o trabalho por conta própria, diz FGV

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Para mais de um terço dos brasileiros, o desemprego foi a principal motivação da escolha pelo trabalho por conta própria (32,1%), seguido pela vontade de ter mais independência (22,9%), flexibilidade (13,6%) e uma fonte de renda extra (12,3%).

Numa clara demonstração de desigualdade de renda e gênero, o número de mulheres que buscam complementar renda com o trabalho autônomo é quase três vezes o de homens (17,8% contra apenas 6,8%), aponta a segunda Sondagem do Mercado de Trabalho, lançada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) em dezembro.

A pesquisa — realizada com duas mil pessoas com mais de 14 anos em todo o território nacional — mostra ainda que para quase 40% daqueles que têm renda inferior a dois salários mínimos o caminho para o trabalho autônomo é de fato uma falta de opção diante do desemprego.

Quem tem renda superior fez do trabalho por conta própria uma escolha para mudança de vida: mais de um terço declarou buscar independência. O desemprego foi a resposta de apenas 13,4% do grupo.
Ana Flávia Pilar , O Globo