Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Inflação de Carnaval: Picanha ficou 10% mais barata, e cerveja, 10,5% mais cara em 12 meses

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

De um carnaval para o outro, o brasileiro encontra a picanha 10% mais barata nos mercados. A queda no custo da carne bovina, porém, não faz o item caber no bolso facilmente, estando longe de compensar a alta acumulada de 52% no preço em quatro anos. O churrasco dos foliões ainda preocupa o orçamento, já que a cerveja ficou 10,5% mais cara nos últimos 12 meses. Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Em relação ao preço da picanha, essa queda acumulada não se sustenta quando se olha para um horizonte maior de dois a três anos, no qual a carne subiu três vezes mais do que a inflação acumulada no período.

A tendência de aumento da cerveja persiste, impulsionada pela elevação dos custos de produção. Insumos importantes como o trigo sofreram uma forte subida desde o início da guerra da Rússia. A cerveja depende de insumos agrícolas, como trigo e também lúpulo. Dessa forma, precisa da cadeia de fertilizantes e defensivos que vêm de países externos. E a oferta ainda é baixa por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Ana Clara Veloso, Extra