Quem optar por receber a restituição do Imposto de Renda por meio do Pix, ou usar o modelo de declaração pré-preenchida, terá prioridade na devolução dos valores. A novidade foi anunciada, nesta segunda-feira(27), pela Secretaria da Receita Federal, que divulgou as principais mudanças nas regras de quem precisa acertar as contas com o Leão. Quem indicar o Pix como meio de receber a devolução do IR só não passará à frente de integrantes dos grupos prioritários, como idosos e professores. Só será aceita, porém, a chave cadastrada com o CPF do contribuinte.
A Receita informou que o Pix poderá ser usado também para recolher o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), para aqueles que tiverem imposto a pagar.
O prazo para declaração começa às 8h de 15 de março e vai até a meia note de 31 de maio, quando os lotes de restituição começam a sair. A Receita estima receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano. Em 2022, foram 36,3 milhões.
INFORME DE RENDIMENTOS
Empresas e órgãos públicos de todo o país devem entregar o informe de rendimentos do Imposto de Renda a seus funcionários e prestadores de serviço tem até esta terça-feira (28). Quem não libera o documento ou entrega faltando dados pode ser multado.
O extrato do IR deve conter informações referentes ao ano de 2022, como salário, 13º, férias, prêmios, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), descontos de plano de saúde e outros benefícios.
O valor da multa estabelecida pela Receita Federal é de R$ 41,43 por documento não entregue.
Cristiane Gercina, Folha de São Paulo
Fernanda Strickland, Correio Braziliense