O presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), Eusébio Pinto Neto, participou, na manhã deste domingo (19), da cerimônia de abertura do encontro L20 (Trabalhadores dos países integrantes do G20), na cidade Amritsar, na Índia. Ele foi convidado pelo governo indiano para compor a mesa de debates sobre o mundo do trabalho.
Eusébio Neto representa os trabalhadores brasileiros e a Força Sindical, no evento que encerra amanhã (20). Ele falará sobre a importância da educação e da qualificação profissional para o trabalhador. O presidente vai abordar também os impactos que a classe trabalhadora sofre com as mudanças e as transformações tecnológicas e científicas.
O encontro da classe operária acontece 20 dias após, os chefes de Estados do G20 se reunirem, em Nova Déli. O Grupo dos 20 reúne os principais países industrializados, que representam cerca de 80% de toda economia global.
Eusébio Neto sente-se honrado por ser o escolhido para defender os direitos e os interesses da classe operária brasileira. “Como frentista recebi a missão com alegria, mas tenho a responsabilidade e o compromisso de apresentar neste encontro propostas para construir um mundo mais justo e com igualdade social para os trabalhadores”, disse.
A reunião do L20 é um momento decisivo para colaborar com o mundo em questões globais críticas. Os líderes e representantes das centrais sindicais de países do G20 vão debater assuntos como: sustentabilidade e subsistência relacionados ao emprego; a universalização da seguridade social; migração internacional do trabalho; proteção social para trabalhadores informais e a responsabilidade dos empregadores, empregados e governos.
No final do encontro será assinado um documento pelos dirigentes sindicais do Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
Por Estefania de Castro