O trabalho de base no Sul do Estado do Rio de Janeiro, realizado pelo diretor Lidimar Germano e a assistente Ana Luiza de Almeida, da subsede do SINPOSPETRO-RJ, em Volta Redonda, ganhou reforço nesta semana. Desde segunda-feira (27), o diretor Klebson Patrício e o assistente, David Teixeira, visitam postos de combustíveis na localidade.
A força tarefa tem por objetivo atender as demandas dos três mil frentistas dos 15 municípios da região. Nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, os diretores Lidimar Germano e Klebson Patrício realizaram reuniões em grupos com trabalhadores dos turnos da manhã e da tarde. Os diretores repassaram à categoria informações sobre os direitos e deveres dos trabalhadores. Eles protocolaram junto às empresas pedidos do departamento jurídico para o cumprimento das cláusulas da Convenção Coletiva do Estado do Rio de Janeiro 2021/2023. Os protocolos foram elaborados com base em pesquisa feita pelo sindicato, após denúncias de trabalhadores.
Segundo a advogada Victoria Marins, que atende na subsede, a maioria das reclamações envolve o descumprindo das Normas Regulamentaras (NRs). Os trabalhadores se queixam constantemente da falta de banheiros adequados, armários e cozinhas para fazer as refeições. Os postos também descumprem as normas que obrigam: lavar os uniformes e instalar assento para o descanso, quando o trabalhador não estiver abastecendo.
SUBSEDE
Como a região abrange uma extensa área territorial, o sindicato disponibiliza para os trabalhadores do Sul do Estado canais digitais para tirar dúvidas da categoria ou solicitar a visita de um diretor ao posto. As mensagens podem ser enviadas para o Whatzapp 21 97075-7900 ou para o e-mail [email protected].
Na subsede de Volta Redonda, que fica na rua Quatro, 122, no bairro conforto, o associado do sindicato e seus dependentes contam com atendimento odontológico todas as quartas-feiras. As consultas com a dentista Rita Carneiro podem ser agendadas pelo telefone (24) 3348-4955. O atendimento na subsede é de segunda a sexta das 8h às 17h.
Por Estefania de Castro