Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Em discurso no Banco dos Brics, Lula questiona dolarização e diz que Brasil ‘está de volta após ausência inexplicável’

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve na manhã desta quinta-feira (madrugada no Brasil) seu primeiro compromisso em sua viagem oficial à China. Em um discurso bastante político na cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), em Xangai, o petista afirmou que o “Brasil voltou depois de uma ausência inexplicável”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas ao modelo tradicional de financiamento de instituições financeiras internacionais. O NDB, também conhecido como Banco do Brics (bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), não tem a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) ou instituições financeiras de países de fora do grupo.

O Banco dos Brics , disse ele, se tornará o grande banco do mundo em desenvolvimento, antes de argumentar a favor do fim da dolarização no comércio entre os países-membros.

— Toda noite me pergunto porque todos os países precisam fazer seu comércio lastreado no dólar. Por que não podemos fazer comércio lastreado na nossa moeda? Por que não podemos ter o compromisso de inovar? Quem é que decidiu que era o dólar a moeda depois que o ouro desapareceu como paridade? Por que não foi o yen? Por que não foi o real, o peso? Porque as nossas moedas eram fracas, não tinham valor em outros países — disse Lula.
O Globo, Agência Brasil