Para comemorar seus 18 anos, o SINPOSPETRO-RJ fará um café da manhã para os trabalhadores que participaram da assembleia de fundação da entidade, no dia 7 de abril de 2005. O evento será realizado na próxima terça-feira (18), às 8h, na plenária Angela Matos, na sede do sindicato, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.
Devido à celebração, a sede da entidade só abrirá às 14 horas. A subsede, em Volta Redonda, não abrirá na terça-feira. Na quarta-feira (19), o funcionamento será normal.
LUTA
O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, lembra das dificuldades enfrentadas nos primeiros anos de fundação. Segundo ele, mesmo após a concessão do Registro Sindical pelo Ministério do Trabalho, em 2007, a diretoria teve que recorrer à justiça para poder representar os trabalhadores de postos de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro.
“A gente lutou e resistiu às pressões, e conseguimos libertar a categoria, que não tinha um representante efetivo na defesa da causa do frentista”.
A primeira grande vitória dos dirigentes foi acabar com a máfia das cooperativas, que prestavam serviços aos postos de combustíveis. Naquela época, os frentistas eram terceirizados e não tinham seus direitos garantidos.
CONQUISTAS
As Convenções Coletivas do Estado e do Município do Rio de Janeiro asseguram vários direitos conquistados pelo sindicato. O SINPOSPETRO-RJ batalhou para estender a todos os funcionários de postos o adicional de periculosidade de 30%. A entidade também conquistou benefícios como: o vale-alimentação; o vale-combustível; a lavagem do uniforme e o plano ambulatorial.
SUBSEDE E NOVOS SINDICATOS
O Sul do Estado sempre foi prioridade para o SINPOSPETRO-RJ. Sete meses antes de a sede da entidade no Rio de Janeiro ser inaugurada, a diretoria abriu a subsede de Volta Redonda, em janeiro de 2010.
O SINPOSPETRO-RJ, para atender aos 30 mil trabalhadores, nos 92 municípios do Estado, desmembrou a base territorial, e fundou os Sindicatos dos Frentistas de Campos e de Niterói. O SINPOSPETRO-RJ representa os trabalhadores de postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e do Sul do Estado.
Temos orgulho da nossa trajetória e a certeza de que a maior conquista é a conscientização da categoria, que hoje cobra e reconhece o seu valor no mercado de trabalho.
Por Estefania de Castro