Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

23% dos trabalhadores devem perder emprego ou ser realocados até 2027

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Nos próximos cinco anos, um a cada quatro trabalhadores (23%, para ser mais exato) deve perder o emprego — ou ser realocado em um novo posto — por causa da inteligência artificial e de outras tecnologias digitais.

Essa é uma das principais conclusões do Future of Jobs Report (Relatório sobre o Futuro do Trabalho, numa tradução livre), recém-lançado pelo Fórum Econômico Mundial.

Publicado a cada dois anos, o estudo tem por objetivo captar as principais tendências do mercado de trabalho. Para a atual versão, foram consultadas 803 empresas espalhadas por 45 países.

O relatório do Fórum Econômico Mundial fornece algumas pistas sobre essa que é uma das questões mais debatidas da atualidade. Metade das corporações ouvidas situa-se na banda dos otimistas.

Para elas, o big data, os sistemas de nuvem e a inteligência artificial vão gerar novos postos de trabalho.

Por outro lado, 25% acreditam que a tecnologia vai aniquilar vagas. Esse olhar sobre o copo meio cheio ou meio vazio varia de acordo com o segmento empresarial.

Hoje, um terço das tarefas nas empresas consultadas pela pesquisa é realizada por robôs e sistemas automatizados.

Em outras palavras, a maior parte do trabalho continua sendo feito por seres humanos. A esmagadora maioria das companhias tem planos de investir em tecnologia e plataformas digitais num futuro próximo.

Porém, o estudo do Fórum Econômico Mundial detectou uma curiosa queda na expectativa de robotização.
Carlos Juliano Barros, UOL