A qualquer momento, pode aparecer nas suas redes sociais um anúncio que promete desbloquear os juros do seu FGTS, mediante o download de um aplicativo pago. Mas não caia nessa: a promessa é falsa.
Segundo a Caixa Econômica Federal, essa possibilidade de juros da conta vinculada ao FGTS não existe, e os canais de informações sobre o fundo são outros.
O golpe costuma contar com um vídeo, que exibe uma propaganda do serviço prometido, enquanto a página falsa alega que está processando a consulta ao saldo do FGTS e juros acumulados.
Os criminosos programam um valor de saldo para informar que as vítimas têm direito e pedem que elas cliquem em um botão “Desbloquear saldo”. Neste momento, pedem nome completo, e-mail, telefone ou celular, número do cartão de crédito, validade, mês, ano, código de segurança (CVV) e nome impresso no cartão ou Pix para o suposto download do aplicativo que ajudaria na missão.
A Caixa Econômica Federal reforça, no entanto, que os únicos canais de informações sobre o FGTS são as agências da Caixa, o aplicativo FGTS e os sites www.caixa.gov.br/fgts ou www.fgts.gov.br.
Extra