O diretor do SINPOSPETRO-RJ, Lidimar Germano, visitou, nesta terça-feira(30), postos de combustíveis nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda, no Sul do estado do Rio de Janeiro. Além de orientar os trabalhadores sobre o início da campanha salarial 2023, ele verificou as denúncias apresentadas ao departamento jurídico da entidade. No decorrer dos últimos meses, o sindicato recebeu várias reclamações em relação ao cumprimento das leis trabalhistas.
O departamento jurídico entrou com uma ação contra uma grande rede de postos que deixou de depositar o FGTS dos funcionários. A Lei 8.036/1990 estabelece que as empresas são obrigadas a depositar, numa conta bancária, a quantia equivalente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador pelo trabalho prestado.
A empresa que não deposita o valor do FGTS comete falta grave, o que pode contribuir na decretação de rescisão indireta, onde o empregado é desligado pela justiça e recebe todas as verbas rescisórias de uma demissão sem justa causa.
CONSULTA FGTS
Os trabalhadores podem consultar seus depósitos e o saldo do FGTS das seguintes formas: por meio do APP FGTS, que está disponível nas principais lojas de aplicativos android e IOS; no site da CAIXA (fgts.caixa.gov.br) e pelo telefone 0800 726 0207.
Quem tem direito ao FGTS?
Os trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O fundo foi criado para proteger o trabalhador demitido
SUBSEDE VOLTA REDONDA
Os trabalhadores que tiverem dúvidas sobre os seus direitos podem entrar em contato com o departamento jurídico pelos canais digitais da entidade. As mensagens podem ser enviadas pelo Whatzapp 21 97075-7900 ou pelo e-mail [email protected]. O frentista também pode ligar para o telefone (24) 3348-4955 e solicitar a visita de um diretor ao posto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na subsede de Volta Redonda, situada na rua Quatro, 122, no bairro conforto, os associados do sindicato e seus dependentes têm acesso a tratamento odontológico todas as quartas-feiras.
Por Estefania de Castro