Os brasileiros estão animados com a chegada do Dia dos Namorados. É o que mostra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em que 61% dos consumidores pretendem presentear a pessoa amada com ao menos alguma lembrancinha. Ainda segundo o levantamento, o consumidor deve desembolsar R$ 232 com os presentes do Dia dos Namorados, R$ 36 a mais que no ano passado. E o valor que aumenta entre as classes A/B para R$ 293. Com isso, a data deve movimentar R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, tendo um aumento de R$ 5,1 bilhões na estimativa deste ano, quando comparado a 2022.
Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (66%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 31% pretendem presentear namorados ou namoradas. Entre os que não vão comprar presentes, 51% não têm parceiro, 10% vão priorizar o pagamento de dívidas e 9% não têm dinheiro.
Sobre o fator determinante para escolher o local de compra, 57% afirmam que são influenciados pelo preço, 50% pela qualidade dos produtos, 38% pelas promoções e descontos e 32% pelo frete grátis. “O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data”, comenta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.
Karilayn Areias, O Dia