Pelo menos 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, de acordo com a estimativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), divulgada nesta segunda-feira (12)- pelo Dia Internacional contra o Trabalho Infantil. A Organização Internacional do Trabalho denuncia que mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos.
O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é celebrado este ano com o slogan “Justiça social para todos – Acabem com o trabalho infantil!” e visa impulsionar o combate à prática que afeta crianças em todo o mundo.
A Organização das Nações Unidas(ONU) diz que a experiência conjunta no combate ao trabalho infantil ao longo das últimas três décadas demonstrou que ele pode ser eliminado, se as causas profundas forem abordadas.
É no continente africano que a porcentagem é maior, estimando-se que sejam vítimas de trabalho infantil mais de 72 milhões crianças.
“As regiões da África e da Ásia e do Pacífico juntas respondem por quase nove em cada dez crianças em situação de trabalho infantil em todo o mundo. Em termos de incidência, 5% das crianças estão em situação de trabalho infantil nas Américas, 4% na Europa e Ásia Central e 3% nos Estados Árabes”.
E apesar de o porcentual dessas crianças ser maior em países pobres em situação de trabalho infantil ser maior em países pobres, os números são superiores em nações mais desenvolvidas, de rendimento médio.
Inês Moreira Santos, RTP-Lisboa