Conforme a pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta quinta-feira (22) no Rio de Janeiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os brasileiros estão mais otimistas em relação ao emprego, o que tem impactado positivamente sua intenção de comprar. O estudo aponta um aumento de 2,6% na intenção de consumo em junho, em comparação com maio.
Mesmo com esse otimismo, a CNC destaca que esses dados ainda não se refletem nas vendas. Isso ocorre devido ao fato de muitos brasileiros estarem enfrentando endividamento e restrições de crédito, além dos juros altos, que também limitam o consumo. Esses fatores têm contribuído para a desaceleração das vendas no varejo e nos serviços.
A pesquisa, que analisa 18 mil questionários mensalmente, coletou informações de consumidores em todo o país. Os dados são compilados em sete indicadores, que abrangem tanto as condições atuais (emprego, renda e nível de consumo) quanto as expectativas para os próximos três meses (perspectiva de consumo e profissional), além da avaliação do acesso ao crédito e do momento atual para aquisição de bens duráveis.
Pedro Miranda, UOL